Modelo de Marketing SOSTAC
Quando decidimos realmente apostar no Web Marketing deve-se pensar qual é a melhor forma de o fazer.
Existem vários modelos de marketing, sendo que hoje venho falar sobre o SOSTAC.
Situation Analysis, Objetives, Strategy, Tactics, Action, Control
A utilização deste modelo passa pelos seguintes pontos:
S - Situation Analysis (Análise da Situação)
Vai verificar como está a minha situação, se tenho as competências suficientes na área de marketing, concorrencia, etc.
Esta análise pode ser
- Interna - se própria empresa/pessoa tem capacidade para trabalhar com marketing digital;
- Externa - tenho uma empresa externa a fazer esta análise por mim (outsourcing);
- Mista - uma parte é feita por "mim" e outra por uma empresa externa;
O - Objectives (Objetivos)
Define quais objetivos eu pretendo com a minha campanha de marketing, como por exemplo, aumentar o número páginas vistas, aumentar o tempo que as pessoas ficam no site, aumentar as vendas 10%, entre outros.
S - Strategy (Estratégia)
Qual ou quais as estratégias mais eficazes.
Publicidade no Facebook?
Campanha de e-mail marketing?
SEO (Seach Engine Otimization), otimização dos motores de busca?
T - Tactics (Táticas)
Para se atingirem os objetivos da estratégia escolhida, verificar o que é necessário fazer.
Por exemplo, se decidir fazer e-mail marketing posso utilizar a ferramenta Mail Chimp, que permite fazer que seja feito a custo zero até um certo numero de e-mails.
A - Action (Ação)
É simplesmente por o plano criado em prática.
C - Control (Controle)
Através do uso de analytics saber se a campanha está a ter sucesso ou não, e como tal podemos ter acesso a diversas informações, tais como, se fizer e-mail marketing, saber quantas pessoas receberam o e-mail, quantos foram abertos e ter em atenção para não enviar a mesma coisa várias vezes ás mesmas pessoas. Se isto acontecer corremos o risco de entrar numa blacklist, o que é muito grave, já que depois ficamos com o acesso ao publico alvo bloqueado.
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