Conceção e Desenho para WEB
Conceitos Fundamentais
Criar sites com fluidez na navegação, evitando a criação de
barreiras e dificuldades ao users;
Atribuir o poder ao user para poder navegar, procurar e
obter o que procura.
Confiança na Compra Online
O Site é o primeiro nível de confiança a superar, sem a qual
não existem etapas seguintes;
Um bom serviço de atendimento pós-venda, (permite colocar questões, tirar
duvidas, efetuar reclamações, efetuar devoluções) é das melhores coisas que pode ter para manter um cliente, pois mesmo que esse cliente esteja originalmente insatisfeito com a compra, se resolvermos o seu problema este passará a ter muito mais confiança no site e quase de certeza voltará a utilizá-lo;
Deverá haver uma preocupação com os tamanhos dos produtos(se estão bem especificados) e com as fotos (se são mesmo daquele produto, e não de um parecido), caso isto não aconteça o cliente irá sentir-se enganado e não voltará a comprar na nossa loja;
De uma forma geral os clientes portugueses preferem operações de transferência bancária
e/ou multibanco em detrimento do cartão credito e como tal adaptar o Website para facilitar esse tipo de pagamento;
A garantia da proteção dos dados pessoais é sem duvida o fator mais importante. Lojas online que não garantam esta proteção irão sem duvida "fechar".
Como os utilizadores leem na WEB?
- 79% exploram as páginas com que se cruzam (apenas procuram palavras especificas e não leem palavra a palavra);
- Apenas 16% leem tudo, palavra a palavra;
- Utilizadores leem newsletters(email) de forma ainda mais abruta do que leem websites;
- Páginas web deverão utilizar palavras realçadas, quer utilizando links quer através de variações de tipo e cor para chamar a atenção;
- Cabeçalhos principais e secundários com significado;
- Utilizar listas;
- Uma ideia por paragrafo;
- Utilizar a pirâmide invertida (começar pela conclusão e só depois vêm os seguintes conteúdos);
- Metade das palavras (ou menos) do que a escrita normal.
- Pesquisa ineficiente;
- Utilização ficheiros PDF para leitura online;
- Não alterar a cor dos links visitados;
- Texto de difícil apreensão:
- Evitar blocos de texto, sem títulos, sem subtítulos;
- Texto de dimensão fixa;
- Títulos das páginas com pouca visibilidade para os motores de busca;
- Utilização de elementos assemelhados a publicidade;
- Violações das convenções de desenho:
- consistência na usabilidade, os utilizadores esperam que todos os sites se comportem da mesma forma, então se isso não acontece, tendem a se afastar do nosso site;
- Obrigar a abrir novas janelas do Browser;
- Não responder ás questões dos utilizadores;
Comentários
Enviar um comentário