Conceção e Desenho para WEB

Conceitos Fundamentais

Criar sites com fluidez na navegação, evitando a criação de barreiras e dificuldades ao users;
Atribuir o poder ao user para poder navegar, procurar e obter o que procura.

Confiança na Compra Online

O Site é o primeiro nível de confiança a superar, sem a qual não existem etapas seguintes;

Um bom serviço de atendimento pós-venda, (permite colocar questões, tirar duvidas, efetuar reclamações, efetuar devoluções) é das melhores coisas que pode ter para manter um cliente, pois mesmo que esse cliente esteja originalmente insatisfeito com a compra, se resolvermos o seu problema este passará a ter muito mais confiança no site e quase de certeza voltará a utilizá-lo;

Deverá haver uma preocupação com os tamanhos dos produtos(se estão bem especificados) e com as fotos (se são mesmo daquele produto, e não de um parecido), caso isto não aconteça o cliente irá sentir-se enganado e não voltará a comprar na nossa loja;

De uma forma geral os clientes portugueses preferem operações de transferência bancária e/ou multibanco em detrimento do cartão credito e como tal adaptar o Website para facilitar esse tipo de pagamento;

A garantia da proteção dos dados pessoais é sem duvida o fator mais importante. Lojas online que não garantam esta proteção irão sem duvida "fechar". 

Como os utilizadores leem na WEB?

  • 79% exploram as páginas com que se cruzam (apenas procuram palavras especificas e não leem palavra a palavra);
  • Apenas 16% leem tudo, palavra a palavra;
  • Utilizadores leem newsletters(email) de forma ainda mais abruta do que leem websites;
  • Páginas web deverão utilizar palavras realçadas, quer utilizando links quer através de variações de tipo e cor para chamar a atenção;
  • Cabeçalhos principais e secundários com significado;
  • Utilizar listas;
  • Uma ideia por paragrafo;
  • Utilizar a pirâmide invertida (começar pela conclusão e só depois vêm os seguintes conteúdos);
  • Metade das palavras (ou menos) do que a escrita normal.



 Os 10 Maiores erros de Web Design

  1.  Pesquisa ineficiente;
  2.  Utilização ficheiros PDF para leitura online;
  3.  Não alterar a cor dos links visitados;
  4.  Texto de difícil apreensão:
    1. Evitar blocos de texto, sem títulos, sem subtítulos;
  5.  Texto de dimensão fixa;
  6.  Títulos das páginas com pouca visibilidade para os motores de busca;
  7.  Utilização de elementos assemelhados a publicidade;
  8.  Violações das convenções de desenho:
    1.  consistência na usabilidade, os utilizadores esperam que todos os sites se comportem da mesma forma, então se isso não acontece, tendem a se afastar do nosso site;
  9.  Obrigar a abrir novas janelas do Browser;
  10.  Não responder ás questões dos utilizadores;


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Modelo de Marketing SOSTAC

Preocupações a ter quando queremos um Website só nosso

Bem Vindos ao meu Blog