Estrutura de páginas de uma Loja Online

Quando criamos uma loja online, tal como criamos um website normal, devemos respeitar os princípios da usabilidade.

Assim, existem um conjunto de componentes obrigatórios para uma loja online, sendo eles:
  • Montra;
  • Carrinho de compras;
  • Conta de Clientes;
  • Checkout.

Na montra é onde vão estar os produtos. Nela deve ser possível ver e saber as especificações dos produtos, da forma mais detalhada possível.
Quando o cliente vê um produto deve conseguir ver:

  • Fotografias (1 geral + 4/5 do produto noutras vistas );
  • Descrição;
  • Comentários e avaliações.


No carrinho deve-se:
  • Ter acesso a ele em todas as páginas (canto superior direito [regras de usabilidade]);
  • Adicionar/incrementar/apagar, produtos;
  • Ter acesso a toda a informação; 
    • Quais os produtos;
    • Quais os preços;
    • Quais as taxas.

Relativamente às contas de cliente. Qualquer cliente deve poder criar uma conta, com toda a informação de forma a facilitar a compra. No entanto deve ser também possível que um visitante faça uma compra se ter de criar uma conta.

Depois de o cliente ter escolhido todos os produtos que quer comprar, vem o checkout onde vão ter:

  • Formas de envio(levantamento em loja, correio, etc);
  • Formas de pagamento:
    • PayPal;
    • EasyPay;
    • IfThenPay;
    • Referencia multibanco.


(Ter em atenção que de uma forma geral os portugueses preferem a referência multibanco)


Para que tudo isto funcione a nossa loja deve ter boa reputação online.
Para ganhar reputação devemos ter à disposição do cliente o máximo de informação.

  • Quem somos;
  • Termos e Condições;
  • Reclamações.

As reclamações são o ponto mais importante pois se um cliente tiver uma reclamação e o seu problema for resolvido, esse cliente quase de certeza volta a comprar na nossa loja.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Modelo de Marketing SOSTAC

Preocupações a ter quando queremos um Website só nosso

Bem Vindos ao meu Blog