Mecanismos para Otimizar o SEO
Estado Atual
O primeiro passo é verificar o estado de SEO atual.Para tal existem diversas ferramentas que nos dizem isso mesmo.
Algumas delas são:
- Woorank;
- Website Grader;
- Website Appraisal.
Corrigir os erros
O segundo passo é corrigir os problemas de SEO que temos, sendo os mais comuns aqueles relacionados com as tags HTML.O bot da Google que faz a análise das páginas verifica todos estes fatores. Assim é muito importante que no "head" da página HTML estejam:
- Título;
- Descrição:
- Palavras-Chave (Keywords).
E além disso fazer também a utilização estruturada dos títulos (H1…H6).
Podemos usar ferramentas para gerar meta tags automaticamente, tornando este processo muito mais simples.
O https://website-appraisal.com/meta-tag-generator, é um bom exemplo dessas ferramentas.
Palavras Chaves: São as palavras para as quais queremos ser relevantes.
São aquelas identificam o meu site/negocio.
Hoje em dia é muito difícil ter relevância para palavras chave simples (1 ou 2 palavras), já que estas estão todos monopolizadas pelas grandes empresas e organizações.
Então para contornar este problema devemos utilizar Palavras "Longtail" (3 ou mais palavras). Deste modo conseguimos ter relevância mais facilmente nas pesquisas do Google.
Outro dos cuidados que devemos ter quando estamos a Otimizar o SEO é criação de um ficheiro "robots.txt". Este ficheiro indica que páginas é que os bots devem ou não aceder quando rastreiam o nosso site.
Nele deve-se dizer para não seguir as páginas de administração, comentários, etc.
Para terminar quero apenas dizer que tudo isto é inútil se o conteúdo do nosso site não for relevante.
Por exemplo:
Se um site 1, aparecer 1000 vezes no topo da pesquisa do Google para umas determinadas palavras-chave, mas apenas for clicado 10 vezes.
Significa que tem um click rate de 1%
Agora se um outro site 2, aparecer 100 e for clicado 10.
O seu click rate é 10%
Cada vez mais o Google está a ser otimizado para este tipo de situações e como tal passará a dar mais destaque ao site 2.
Cabe a quem administra o site criar conteúdo novo constantemente e de boa qualidade.
Comentários
Enviar um comentário