Google Adwords, primeiros passos


O Google AdWords é uma plataform online da Google através do qual se podem apresentar anúncios nos seus Sites e sites associados.
ex: SERP, Youtube, Gmail, etc.
A pessoa que cria o anuncio define o CPC (custo por clique) e só paga se alguém 

 clicar nesse anuncio.

Então, o primeiro passo quando criamos uma campanha de Google Adwords é definir os objetivos de nossa campanha. Podem ser algo como, aumentar as vendas em x%, aumentar as visitas a um site, dar a conhecer um novo produto, ou servilo, etc.


Isto é importante porque, para cada objetivo, deve-se criar uma campanha.

Assim, se quisermos aumentar as vendas de dois produtos diferentes, deve-se criar uma campanha para produto.

Existem vários tipos de campanha.

São eles:
  • Apenas na Rede de Pesquisa (Aparece apenas texto no SERP)
  • Apenas na Rede de Display (Aparece na parte à direita do SERP
  • Rede de Pesquisa com seleção de Display (Junta os anteriores)
  • Shopping (Aparecem no Google Shop)
  • Vídeo (Aparecem no Youtube)
  • Aplicação universal


O passo seguinte é definir as palavras chave para as quais nós queremos que o nosso anuncio apareça.


Cada palavra chave tem um custo diferente, dependendo da quantidade de vezes que é pesquisada, ou pelos preços que outras pessoas estão dispostas a pagar por ela.

Muitas vezes, quando usamos palavras chave muito pouco utilizadas, é possível pagar meramente 1 cêntimo, por cada clique no nosso anúncio.

Depois de estarem definidas as palavras chave, está na altura de criar os anúncios.

Isto vai variar consoante o tipo de campanha, mas não é difícil de fazer.
Basta preencher o formulário da Google e definir a Landing Page, página onde a pessoa que clicou vai parar.

É preciso ter algum cuidado na escolha desta página, já que a velocidade que ela demora a abrir, assim como a relevância desta para as palavras chave que escolhemos, são tomadas em conta pela Google, e pelo ranking que este vai dar ao nosso anúncio.


Quanto melhor o nosso ranking, menos temos de pagar, já que vamos estar um passo á frente da concorrência.


Irei explicar melhor o funcionamento do ranking no próximo post.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Modelo de Marketing SOSTAC

Preocupações a ter quando queremos um Website só nosso

Bem Vindos ao meu Blog